sábado, 10 de novembro de 2007

Irmão judeu....















Poesia já acabada, faz tempo, que publico hoje, aqui, e no Recanto das Letras.


Irmão judeu.



Põe-te judeu,
senta-te, irmão meu,
povo meu...
O mundo é teu,
Deus o quis assim...
Um mundo louco é aprendiz...

Chega,
basta os vergalhões,
faças teu mundo.
É para ti,
descendente de Davi,
filho de Abrãao.
Tudo para ti é porção,
grandiosa porção,
nada de fração,
muitos amores,
com pendores,
sois senhores.

Tua historia é gloria,
tuas sequências, trajetórias,
inglórias,
loucas,
sangrentas,
unguentas,
para o liberal,
para o secular,
para o mundo civilizado,
sois o sustento desse fardo.

Sustenta braço forte, judeu.
Valha-te para o que é teu,
dispersa o ateu,
como aos filisteus,
aos ananeus,
sustenta o pentateuco,
faça louvor,
para teu Senhor,
faça-o com ardor.

Ninguém te despojará,
a humilhação não perdurará,
teu destino é a Torá,
o Senhor te traçou caminho,
teus inimigos ficarão aos pés,
mas,
não enseje orgulhos,
arredonde o mundo,
não para ti, Israel,
para teu Senhor,
Ele te dará o candor.

Povo meu,
dignifica o fraco,
faça o fato,
como fizestes pela historia,
toda cheia de dôr,
humana, só.
Por isso a dôr,
tantas que te feriram...
Por isso, faça o fato,
repara as arestas,
o Senhor é tua festa,
garanta tuas garantias,
sede-nos as guias,
porque,
tua descendência é milagrosa,
a nova historia vai te ser bondosa.

Povo meu,
o cristão é teu filho,
o muçulmano é teu primo,
dê-nos de tua irmandade,
tenha de Abrãao a caridade,
de Lot a bondade,
de Moises a autoridade,
longinquia é tua idade,
abençoa nossas cidades.

Povo meu,
garante teus primos,
garante-lhes terra, pão, suor,
teu chão é bendito,
dá-nos de teu chão,
serve também ao cristão.
Nosso Pai é único,
único é nosso Senhor.

Chegue até vós o clamor !
Chega de pavor, de horror,
chega da guerra,
vamos semear o amor,
sei que é vosso pendor.
Chega do grito da dor,
é hora de teu Senhor,
que te assegurou Paz e longevidade.
Senta-te, irmão meu,
povo meu.
O mundo é teu, judeu.



Teobaldo Mesquita










Nenhum comentário: