quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Porto de Cuba e a soja brasileira.




Grande parte de nossas rodovias estão em situação, para dizer o menos, precárias, e são assassinas.
Aeroportos cheios, e que passarão por um teste de fogo no periodo da Copa.

Portos entulhados, por falta de estrutura e investimentos, encarecem a nossa produção de soja, o que diminui a nossa competitividade internacional.

Leia abaixo a materia da Folha de São Paulo....e veja....

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O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder cubano, Raúl Castro, percorreram nesta terça-feira o porto do Mariel, 45 km a oeste de Havana, construído e financiado pelo Brasil, informou a TV estatal cubana.
"Penso que o Porto de Mariel representa para Cuba a possibilidade de uma revolução industrial, porque é a possibilidade para atrair empresas para a produção de produtos de alta tecnologia", disse Lula à TV cubana.
Lula, que chegou nesta terça-feira à Ilha, destacou que o porto - inaugurado em 27 de janeiro por Raúl Castro e a presidente Dilma Rousseff - "é uma referência para outros países da América Latina e do Caribe".
"Estou muito orgulhoso por viver até o dia de poder presenciar a construção de um porto desta magnitude, e mais feliz porque o Brasil colaborou com este novo momento que Cuba vive".
Sobre as reformas empreendidas pelo presidente cubano para atualizar o modelo econômico centralizado de corte soviético que a ilha seguiu durante meio século, Lula disse que "Raul tem tomado decisões corajosas para modernizar e desenvolver Cuba".









"Tudo isto é muito importante e agora precisamos apenas derrubar o bloqueio dos americanos para que Cuba possa se desenvolver plenamente", destacou sobre o embargo aplicado por Washington desde 1962.
O porto de Mariel é o maior projeto de infra-estrutura da história de Cuba, e seu desenvolvimento deve exigir uma década para preencher uma área de 465 km2.
Mariel foi construído pela brasileira Odebrecht, e abrigará uma zona franca industrial e comercial (Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel).
O governo do Brasil financiou com 802 milhões de dólares a primeira etapa da construção do porto e em janeiro passado, durante sua inauguração, Dilma anunciou um novo crédito, de 290 milhões de dólares, para a ampliação das obras.

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